RESPEITO AO "ANTIGÃO"
RESPEITO AO "ANTIGÃO"
Apenas com um revolver canela seca, com cinco munições no tambor, seis de recarga e uma algema.
Não havia pistola .40 com 15 cartuchos mais dois carregadores sobressalentes, rádio digital, telefone celular corporativo, poderosas lanternas, colete balístico nível III-A. Naquela época tínhamos apenas um jaleco escrito *Polícia Civil* nas costas.
Fui policial quando da antiga Constituição, época em que o cidadão de bem sentava tranquilamente na frente de suas casas para contar "causos" e ainda tinha direito ir e vir, e o bandido tinha o direito de puxar cadeia...
Puxei plantões de 24h por daqui a pouco, sem contar os flagrantes na máquina de datilografia manual, que demoravam 8h após o plantão de 24h.
Naquela época aprendi muito sobre honra, retidão, respeito, confiança e companheirismo, e que as más críticas acertam as pessoas de caráter e não as que deveriam acertar, pois, as críticas verdadeiras te ajudam a crescer.
Aprendi que o poder nem sempre está com quem deveria e também que armas não geram violência mas que também não trazem a paz e não te fazem mais homem que os paisanos.
Aprendi que devemos respeitar pai e mãe, que a família é a base da educação e que devo crer em Deus e não em igreja, e que Ele nos ouve quando oramos.
Estou na iminência de "pendurar o meu coldre", com algumas fotos já amareladas pelo tempo, que me acertam o peito e fazem meus olhos marejar, apesar do coração já endurecido pela atividade policial.
Minha garganta já está sufocando por um nó da saudade de meus verdadeiros amigos e companheiros, muitos deles já partiram para o "andar de cima, ou debaixo. Mas minha Missão já foi cumprida.
Minhas atuais diligências em viaturas super equipadas já não são mais minha realidade...
As noites nas delegacias vão ficar na lembrança e as histórias de cada companheiro em meu coração...
Logo mais não puxarei plantão e nem terei a lua como minha companheira nas noites frias.
Mesmo assim, minha alma nunca deixará de ser de um *policial.*
Portanto, respeite sempre um *dinossauro.*
Em vez de ignorá-lo receba-o na Delegacia e lhe ofereça um café e uma água, e, *sobretudo* priorize o seu atendimento.
Quando possível, ouça suas histórias e o agradeça por ter "carregado" a nossa gloriosa *Polícia Civil* até aqui.
Comentários
Postar um comentário
Seja responsavel pelo que voce comenta.