Que tipo de POLICIA queremos e estamos preparando ??
Olha o tipo de policia que estamos preparando para cuidar da sociedade na nossa aposentadoria.
Esses dias escutei um policia com 2 anos dizer assim para os recém chegados:
- novinho, esquece tudo que você aprendeu, aqui é a selva. Se tiver dúvidas pode me procurar !
Biloso, não? Mas esse "antigão" de 2 anos de Polícia aprendeu pra caramba com...outros mikes que tem 3, 4 anos de casa...
Mikes assim, são policiais que na primeira ocorrência ou correm pro assoalho da viatura ou fazem aquela merda fenomenal...pois nem administrar C04 sabem...
São mikes assim que olham para o antigo com ar de desprezo,
Que olha para o Mike que não pode mais sair na rua por restrição médica com indiferença e fazem piadinhas...
Tivemos algumas escolas problemáticas na PM, os 88, 89, 90 milhão, muitos gostavam de samba de raiz, muitos tinham o defeito de beber muita cachaça, de apertar o gatilho muito rápido, fizeram 6 meses de escola, boa parte carregando tijolos, mas menosprezar o antigo ? Roubar ? Eram raras as vezes que isso ocorriam...
Depois de 90 até 94
As escolas de formação tinham no máximo 200, 300 alunos por vez e era uma vez ao ano, no máximo duas... rolava musica Caipira e Rock...a maioria eram alunos do interior de SP...e só Pirituba e o CPChq formavam alunos e Grandes Comandos do Interior com raras exceções de 1 ou 2 pelotões.
Até 94 a PM só pegava candidato com porte físico avantajado, se pensava muito no uso da força...
Até aqui as turmas tinham uma formatura simples, só com a família, Cmts e 1 ou outra autoridade de 4, 5° escalão...eram forjados na base da família.
Os 97 milhão, 98 e 99 00 e 01 muitos eram indisciplinados, brigões, e se ferraram muito com o antigo R2- PM...de 2002 até 2012 não acompanhei a mudança...
Mas agora de 5 anos pra cá, as turmas são enormes, 500, 1 mil alunos, 5 mil alunos que são formados em CPAs, CPIs, Bombeiros, Pirituba, e se formam no Anhembi na frente do governador e autoridades.
Não posso deixar de reconhecer que conheço vários, muitos policiais novos que são bons de rua, policiais baixinhos, homens e mulheres que são verdadeiros guerreiros e irmãos de farda, mas uma grande maioria infelizmente fez concurso público para ser apenas funcionário público, não sabem conduta de patrulha, não sabem tratar de assuntos do pelotão no pelotão, se magoam fácil e ficam doloridos apenas com palavras... alguns nunca trabalharam no 02 ou 03, e só de pensar em sair da adm sentem calafrios...e olha, conheço muito policia bom de rua que está na adm para estudar, ou laranjeiras ou porque já se cansaram da rua, ou por afastamento médico, psiquiátrico ou por ocorrências em que se doaram.
E a culpa disso é nossa. Em algum momento da nossa historia na PM estávamos desanimados, querendo apertar o botão do FODASSE, e não doutrinamos os mais novos pensando que o prejuízo seria apenas da PM, mas esse prejuízo é de todos nós, até de nossa família que tem que contar com o apoio de alguns policiais que são vagabundos, desinteressados na segurança pública, que não patrulham a rua de residência de outros mikes, muitas das vezes despreparados porque querem ser assim, e alguns que só quer ver as pernas e a bunda das mulheres na ocorrência e tentar a sorte de pegar um número de celular.
Nós criamos esse elo fraco da corrente.
Quando deixamos as pequenas coisas passarem batido, criamos um monstro.
Por isso, antigo, não está tudo perdido, continue a cobrar os mais novos, postura na ocorrência, como entrar e sair em local de risco, fardamento, respeito as pessoas nas ruas, cautela nas abordagens, cautela no apoio, e muitas coisas que deixamos adormecer com o tempo, como os Cabos cobrarem a continência dos Soldados.
Mas pra isso, precisamos que você, antigo, se valorize. Que você mostre o policial que você é, sua experiência de combate, nas abordagens, nos acompanhamentos, na patrulha são importantíssimas para essa tropa nova que chega a cada dia perdida nas palavras de novinhos inexperientes.
E novinho, seja humilde, aceite as orientações, ensinamentos e os zamps (procure saber oque é isso) mais amenos dos antigos.
Lembre-se , um dia você será antigo, mas para ter história de vida e não uma farsa, precisa evoluir e se doutrinar da maneira correta.
Para o antigo e novinho mãos cansadas, carga nele.
Para o antigo e novinho que fazem correria, paulada, cadeia.
Mas para o antigo e o novinho que querem trabalhar, sucesso na carreira e vida longa.
Valorização profissional começa primeiro com nossas atitudes.
A mudança começa em nós.
3° Sgt PM Fernando Pereira, um 93 milhão.
3° Sgt PM Fernando Pereira, um 93 milhão.
Comentários
Postar um comentário
Seja responsavel pelo que voce comenta.